Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2016


70. Como nascem as Borboletas?


 
Enquanto Ratito ajudava Cocota e Frederica a limpar as folhas secas do Quintal, não conseguia parar de pensar . Ele estava muito curioso com esta história de lagarta se transformar em borboleta. Ele não conseguia imaginar como uma lagarta, um bichinho de perninhas tão pequeninas, podia se transformar num animal com asas. Será que isto era mesmo verdade?

Assim que terminaram a limpeza, Frederica, Cocota e Ratito sentaram-se debaixo da grande árvore. Frederica então, contou a eles como nascem as borboletas.

 


 -Tudo começa com um pequeno ovo, falou Frederica. Este pequeno ovo nasce de uma borboleta fêmea. Deste ovo vai nascer uma lagarta. Esta lagarta, um bichinho pequeno, que se alimenta de algumas espécies de plantas, pode ser também um bichinho bem perigoso.

- Por que Frederica?

- Porque muitas lagartas têm cores lindas e possuem em sua pele um veneno que queima quem a toca.

- Acho que a Lalá, minha amiga lagarta, não tinha veneno.

 


- Sim. Algumas lagartas não têm.

- Mas, continuando, depois de viver a lagarta se transforma em pupa.

- Frederica, pode me explicar o que é uma pupa?

- Sim, Ratito. A pupa é quando a lagarta se pendura em qualquer lugar, de cabeça para baixo, e fica imóvel. Aí começa o período de transformação. Às vezes, existe um casulo, uma espécie de capa protetora, que envolve a pupa. Este casulo também pode ser chamado de crisálida.

Então, passam-se os dias até que o processo de  transformação termina. A lagarta que estava guardada dentro do casulo se transformou em uma linda borboleta.

- Parece mágica Frederica! Exclamou o Ratito.

 


- Sim Ratito, eu também acho que é uma mágica maravilhosa.

- Acho que eu não vou mais procurar pela Lalá. Vou procurar por um casulo.

- Isto mesmo Ratito.  Vamos procurar um casulo, concordaram Frederica e Cocota.

***   ***   ***

Espero que Ratito encontre o casulo. Assim ele vai poder acompanhar o nascimento de uma Borboleta. Então, convido a todos para acompanhar com Ratito o final desta história. Até o próximo episódio e não se esqueça: Leia sempre, Leia+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário