Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

20.O Natal de Frederica.


Era noite da véspera de Natal. Frederica estava muito ansiosa para ver Papai Noel. Então, resolveu ficar acordada. Assim, pensava ela, poderia ver quando o trenó do Papai Noel passasse por sobre o Quintal da Dona Clotilda, levando o bom velhinho com a sacola cheia de presentes.
Enquanto esperava, Frederica percebeu uma movimentação diferente no Quintal. Ela podia ouvir alguns barulhos bem diferentes dos barulhos normais do Quintal. Resolveu investigar. Bem devagar foi em direção ao barulho. E o que ela viu a surpreendeu. Dona Clotilda estava decorando uma árvore, com enfeites natalinos.

Frederica escondeu-se atrás dos arbustos e ficou observando Dona Clotilda trabalhar. Enquanto enfeitava a árvore, ela cantarolava uma canção de Natal. Frederica resolveu se aproximar e falou:
- Que linda árvore Dona Clotilda!
- Oi Frederica, eu não podia deixar de fazer uma árvore de Natal para os moradores do meu Quintal. Além disso, comprei também um presente para cada um de vocês.
- Que ótima surpresa. Tenho certeza que todos vão adorar.
- Eu não esqueci de ninguém, falou Dona Clotilda.

Então Frederica lembrou-se da Lina, a aranha. Contou para Dona Clotilda que agora havia uma nova moradora e portanto estava faltando um presente.
- Porque que não me avisaram? Perguntou Dona Clotilda.
- Ela chegou ontem. Muito cansada, a coitadinha mal conseguia ficar de pé. E olha que ela tem oito pés.
- E agora Frederica, o que vamos fazer? Eu não tenho um presente para a Lina.
Realmente isto era um grande inconveniente. Se todos iriam ganhar um presente, a Lina também deveria ganhar alguma coisa. Frederica estava tentando lembra-se se por acaso teria algo que pudesse dar de presente para Lina. Mas, tudo que ela tinha era usado, e não ficava bem dar de presente de Natal algo que era usado. Frederica temia que a festa que Dona Clotilda estava preparando para ela e seus amigos, ficasse arruinada pela falta de presente para Lina. Dona Clotilda também não tinha nada que pudesse dar a Lina, pois ela havia comprado apenas um presente para cada bichinho. E, além disto, no dia seguinte seria Natal e as lojas não iriam abrir. Era o feriado de Natal.
Enquanto as duas pensavam Frederica teve uma idéia.
- Dona Clotilda, posso saber o que a Srª comprou de presente para mim?
- Frederica, não perguntamos as pessoas o que elas vão nos dar de presente. Isto não é educado.
- Eu sei Dona Clotilda, mas neste caso estou perguntando para ver se encontro uma solução para o presente de Lina.
- Sendo assim, vou contar. Seu presente Frederica é uma bela fita cor de rosa para você usar como enfeite na roupa ou mesmo na cabeça.
- Perfeito Dona Clotilda!
- Eu sabia que você iria gostar, você é bem vaidosa.
- Nada disso Dona Clotilda. Quer dizer, eu gostei sim, mas o presente é perfeito porque poderemos dá-lo a Lina. Assim ela não ficará sem presente de Natal.
- Mas e você Frederica? Se você der seu presente para Lina, você ficará sem ele.E eu não acho justo.
- Dona Clotilda, eu tive um ano muito bom. Ganhei novos amigos e uma casa neste lindo quintal. Tudo bem se amanhã eu não tiver um presente. Eu posso entender o que aconteceu. Já a coitadinha da Lina, perdeu tudo o que tinha. Então será mais importante ela ter um presente.
- Você tem certeza Frederica?
- Tenho sim Dona Clotilda. Não se preocupe.
- Então Frederica, vou buscar os presentes. Você me ajuda a arrumá-los debaixo da árvore?
- Sim Dona Clotilda.


Enquanto arrumavam os presentes, Frederica e Dona Clotilda conversavam. Então ela perguntou a galinha porque estava acordada. Frederica explicou que estava esperando ver o trenó de Papai Noel.
Dona Clotilda comentou que seria muito difícil, pois ela nunca conheceu ninguém que o havia visto. Quando terminaram de arrumar os presentes, Dona Clotilda comentou:
- Amanhã pela manhã, você pode chamar seus amigos para festejarem todos juntos o Natal. E agora eu vou dormir.
Só mais uma coisa Dona Clotilda.
- Pode falar Frederica.
- A Srª acredita em Papai Noel.
- Sim Frederica! No meu coração eu tenho certeza que Papai Noel existe.
- Eu também, respondeu Frederica.
- Feliz Natal Frederica. Você foi muito bondosa ao abrir mão do seu presente. Parabéns!
- Feliz Natal Dona Clotilda. Muito obrigada por fazer do nosso Natal um Natal Feliz.
 Frederica estava tão cansada que decidiu dormir. Não ia ficar vigiando o céu para ver o Papai Noel. Ela  teria que acordar cedinho no dia seguinte, para entregar os presentes a seus amigos. Antes de dormir, contou novamente os presentes, eram sete belos pacotes.


Na manhã seguinte foi aquela festa. Frederica levou os amigos até a bela árvore e distribuiu os presentes. Quando acabou a distribuição percebeu que havia mais um presente. Um lindo pacote vermelho. Olhou de perto e para sua surpresa lá estava o seu nome. Frederica mal pode acreditar. Olhou para os lados, para cima e não encontrou uma pista sequer de quem havia trazido seu presente.
Muito feliz, Frederica falou bem baixinho:
- Obrigada Papai Noel, eu acredito em você.


***   ***   ***

Espero que o seu Natal tenha sido tão bom quando o Natal de nossos amigos do Quintal da Dona Clotilda.
Na próxima semana tem mais. Não percam!

Este foi o 20º capítulo das Aventuras da Frederica.  
A Frederica é uma velha personagem que me ajudou muito enquanto eu era professora do ensino fundamental. Na verdade ela foi criada para ser a coadjuvante no meu trabalho de professora. Nunca publiquei nada com este personagem. Então, é com muito carinho que a compartilho com vocês. Quero agradecer a todos os leitores e seguidores:
 MUITO OBRIGADA, THANK YOU, MERCI.
 FELIZ NATAL, MERRY CHRISTMAS, JOYEUX NOEL.

Um comentário: