Powered By Blogger

terça-feira, 9 de setembro de 2014

5. A Boa Vida no Quintal da Dona Clotilda

Já fazia mais de um mês que Frederica estava morando no quintal da da Dona Clotilda. Os dias foram passando e Frederica acabou se acostumando coma nova casa e com os novos amigos.
Vez por outra, acontecia de Frederica ficar nervosa ou assustada e então, era ovo que não acabava mais. Mesmo assim, os outros bichinhos gostavam muito de Frederica. Ela sempre tentava ajudar e era muito simpática com todos. Quando a noite chegava, todos os bichinhos  vinham para perto da galinha ouvir as estórias do galinheiro e de outros animais.
Mas, apesar de tudo estar indo muito bem, Frederica não conseguia esquecer seus amigos do galinheiro. Ela sentia muitas saudades, especialmente da Cocota, sua melhor amiga e confidente. Ela desejava que eles pudessem vir morar ali com ela  e seus novos amigos. Mas, Frederica sabia que Cocota, Peninha e o galo Napoleão tinham muito medo de trocar o galinheiro por qualquer outro lugar. 
Frederica estava pensando em mandar uma carta para Cocota. Queria contar para a amiga como era lindo o quintal da Dona Clotilda, e que ela fizera bons novos amigos.  Resolveu então perguntar ao pardal Chico, se ele conhecia um pombo correio. Assim ela teria como enviar a carta para Cocota. 
Frederica estava distraída, pensando no que iria escrever na tal carta, quando uma enorme lagarta verde caiu do galho da goiabeira bem em cima dela.
Frederica levou um enorme susto. Começou a tremer e sua penas se arrepiaram todas. Foi o bastante para a galinha de novo botar um montão de ovos, bem ali, ao lado do banco da Dona Clotilda. Quando os outros bichinhos perceberam a situação, tentaram esconder os ovos, mas não houve tempo: BLÉM, BLÉM, BLÉM, era o sino da Igreja tocando.E então Dona Clotilda chegou ao quintal.
Dona Clotilda teve uma grande surpresa, pois avistou vários ovos no chão. Sem acreditar  no que estava vendo, ela ficou desconfiada, mas olhando ao redor,  não viu nada além dos ovos esparramados pelo chão.
Então, com cautela, apanhou um ovo e o quebrou. Percebeu que era um ovo de galinha. Dona Clotilda ficou preocupada, mas recolheu alguns ovos e naquela noite fez para jantar uma omelete. A omelete estava deliciosa. Era uma antiga receita da família da Dona Clotilda. Mas enquanto ela saboreava a omelete, ficou imaginando como estes ovos apareceram em seu quintal. Pensou, pensou e então se perguntou:
- Será que tem uma galinha no meu quintal?
Enquanto isso, totalmente desconsolada e sentindo-se muito culpada, Frederica já havia arrumado sua bolsa de viagem. Ela achou que a única coisa que poderia fazer, depois do desastre dos ovos, seria ir embora daquele lindo quintal.Mas, quando Alfredo viu Frederica indo embora, pulou em sua frente e falou:
- Nem pense em nos deixar Frederica! Se a Dona Clotilda quiser expulsar você, vai ter que expulsar a todos nós, certo?
- Sim, responderam todos os outros bichinhos.
Assustada com a situação, mas também emocionada com tanto carinho, Frederica olhou para os ovos esparramados pelo chão e começou a chorar.

***   ***   ***

Receita da Omelete da Dona Clotilda:

- 4 ovos brancos ( não precisa ser da Frederica, pode ser comprado no supermercado).
- cheiro verde picado,
- 1 cebola pequena picada,
- 1 tomate pequeno picado, 
- 1 fatia de queijo branco picada,
- sal a gosto.
- Bata os ovos, acrescente a cebola, o tomate e o cheiro verde picados e o sal. Misture tudo delicadamente e então acrescente o queijo picado.  
Peça para um adulto fritar a omelete. Dê preferência a uma frigideira que dispense o uso de óleo.
Bom Apetite!

***   ***   ***

E agora? Qual será o destino de nossa pequena heroína? Será que Dona Clotilda vai descobrir que muitos animais vivem no seu quintal? E se ela descobrir, o que irá acontecer com nossos amiguinhos?
Para saber, não perca na próxima semana mais um emocionante capítulo das Aventuras da Frederica. Até lá e não se esqueça: Leia sempre, Leia+.


3 comentários: